Oscar Vilhena Vieira é o novo diretor da DIREITO GV

31 Março 2011

Depois de 10 anos à frente da DIREITO GV, o Professor Ary Oswaldo Mattos Filho deixa a diretoria da Escola, passando a se dedicar à docência e à pesquisa como professor sênior. A Escola, criada pelo Professor Mattos Filho, tem contribuído para a inovação do ensino jurídico do país, ao propor uma nova grade curricular, incentivar o protagonismo reflexivo dos alunos e ao fomentar a produção de pesquisas de excelência no campo jurídico, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social, econômico e político do Brasil.Após um rigoroso processo de seleção, que teve início em outubro de 2010, o Presidente da Fundação Getulio Vargas, Professor Carlos Ivan Simonsen Leal, designou como novo diretor o professor Oscar Vilhena Vieira. Oscar Vilhena Vieira é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com mestrado em Direito pela Universidade de Columbia, Nova York (1995), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado pelo Centre for Brazilian Studies do St. Antonies College, Oxford University (2007). Neste período, publicou diversos livros e artigos, especialmente no campo do Direito Constitucional.Além de uma carreira docente de mais de duas décadas em Universidades no Brasil e no exterior, Oscar Vilhena tem uma longa experiência profissional, tendo começado sua trajetória como Procurador do Estado em São Paulo (1993), atuando na área tributária e de consultoria; assumiu a direção do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e Tratamento da Delinquência - ILANUD (1997) e, posteriormente, a direção da organização não governamental Conectas Direitos Humanos (2001). Ao lado de sua atuação profissional, como consultor na área do Direito público, dedica-se a inúmeros casos de interesse público, especialmente no âmbito do STF. Oscar Vilhena fundou ainda diversas iniciativas e organizações, como o Instituto Pro Bono, a Revista SUR, a Iniciativa Latino Americana para o Direito e a Democracia (ILADD), além de ter participado ativamente da criação da própria Direito GV. O objetivo central de sua gestão é aprofundar o processo de internacionalização da DIREITO GV e de renovação do pensamento jurídico nacional, de forma a contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira.