Oustanding Paper: Estudo sobre Crise de Covid-19 e processos de negócios recebe prêmio internacional

A pesquisa busca identificar as estratégias e ações apropriadas adotadas pelas empresas business-to-business (B2B) para lidar com a atual crise da Covid-19.
Administração
04 Outubro 2022
Oustanding Paper: Estudo sobre Crise de Covid-19 e processos de negócios recebe prêmio internacional

O estudo com o título: “Respostas de marketing business em relação a crise da Covid-19: uma perspectiva de processos de negócios” recebeu o prêmio internacional “Outstanding Paper Emerald Award 2022” e obteve até o momento a marca de mais de 7.000 downloads.

Realizado por Marco Tulio Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), em parceria com os pesquisadores Jun Kang e Zihe Diao, a pesquisa busca identificar as estratégias e ações apropriadas adotadas pelas empresas business-to-business (B2B) para lidar com a crise da Covid-19.

Esse estudo contribui para a literatura de respostas de marketing à Covid-19, examinando os efeitos dos fluxos de caixa de várias respostas de marketing. Também auxilia para os processos de negócios baseados no arcabouço da estratégia de marketing, estendendo-o ao contexto da gestão de crises. Foi realizada uma revisão das respostas de marketing business-to-business à crise da Covid-19 na China.

O artigo foi publicado pela Emerald Publishing Limited, editora de revistas e livros acadêmicos nas áreas de administração, negócios, educação, estudos bibliotecários, saúde e engenharia.

Descobertas
 

Nove respostas de marketing construídas nos principais processos de negócios foram classificadas em três categorias:

1- Incorporadas ao processo de gerenciamento de desenvolvimento de produtos (esticando as linhas de produtos para atender às necessidades urgentes, expandindo as linhas de produtos para atender às necessidades urgentes e ajustando os produtos proativamente para as necessidades emergentes);

2- Construído no processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos (coordenar fornecedores para atender à demanda crescente, migrar para canais de distribuição digitais e solidariedade com os membros da cadeia de suprimentos);

3- Relacionado ao processo de gerenciamento de relacionamento com o cliente (investir em publicidade e promoção, venda cruzada para clientes existentes e suporte aos clientes).

Para ter acesso ao artigo, clique no site.

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