Palestra aborda probabilidades de uma 2ª onda de contaminação e da extinção local da Covid-19

O professor Flávio Codeço irá mostrar uma metodologia de cálculo para estas probabilidades, baseada em um modelo de transmissão estocástico e na teoria dos processos de ramificação
Matemática Aplicada
09 Junho 2020

A Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) realiza, no dia 10 de junho, às 14h, a palestra "Probabilidades de 2a onda e Extinção local da Epidemia de COVID-19". O assunto será abordado pelo professor Flavio Codeço Coelho, que vai apresentar modelos matemáticos aplicados a doenças transmissíveis com ênfase particular à epidemia da COVID-19.

O professor irá mostrar uma metodologia de cálculo para estas probabilidades, baseada em um modelo de transmissão estocástico e na teoria dos processos de ramificação.

“Em um momento em que vários países iniciam a reativação das atividades e suspendem as restrições de mobilidade, é importante sermos capazes de avaliar os riscos de uma segunda onda e as probabilidades de extinção local da epidemia em localidades que conseguiram reduzir substancialmente o número de casos ativos por meio de lockdown”, afirma o professor.

Flavio Codeço Coelho é doutor em Quantitative Biology pela Universidade do Texas, mestre em Engenharia Biomédica pela UFRJ e graduado em Biologia pela também pela UFRJ. Atualmente é Professor Associado da FGV EMAp, onde desenvolve pesquisa na área de modelagem matemática, estatística e computacional de doenças infecciosas.

Para mais informações e inscrições acesse o site.