Parreira, Zinho e Luxemburgo participam de seminário Pré-Copa do Mundo na FGV

O técnico tetracampeão do mundo ressaltou que o Brasil está bastante atrasado em relação a Alemanha, por exemplo, no que diz respeito à formação de atletas e treinadores. Ele destacou que já houve um avanço na formação de técnicos, mas que ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Institucional
25 Maio 2018
Parreira, Zinho e Luxemburgo participam de seminário Pré-Copa do Mundo na FGV

Um evento voltado para promover uma discussão com os profissionais que trabalham na indústria do futebol. Essa foi a proposta do “SportsChain – Seminário Pré-Copa do Mundo 2018”, realizado no dia 24 do maio, no Centro Cultural FGV. O evento contou com a participação dos tetracampeões mundiais de futebol Carlos Alberto Parreira e Zinho, além do ex-técnico da seleção brasileira e pentacampeão brasileiro, Vanderlei Luxemburgo e de outros especialistas no assunto.

“Em 1970 eu participei da comissão técnica e nós éramos sete. Hoje a seleção brasileira vai levar 65 membros. O futebol hoje é muito diferente fora e dentro do campo. Isso é fruto da evolução tecnológica e do fluxo de caixa. O que nós temos dentro de campo hoje é reflexo daquilo que ocorre do lado de fora. A CBF gastou quase 20 milhões para montar um centro de treinamento para os jogadores serem melhor atendidos. A recuperação dos atletas, o preparo físico, a ciência, a medicina, tudo isso vai influir no rendimento”, destacou Parreira.

O técnico tetracampeão do mundo, porém, ressaltou que o Brasil está bastante atrasado em relação a Alemanha, por exemplo, no que diz respeito à formação de atletas e treinadores. Ele destacou que já houve um avanço na formação de técnicos, mas que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Já Vanderlei Luxemburgo frisou que é fundamental preparar melhor o profissional de campo, mas que é preciso respeitar o lado mais profissional do futebol, que são os atletas.

O painel anterior foi dedicado ao debate sobre Copa do Mundo nas mídias sociais e digitais e o futuro das transmissões esportivas e ativação de marcas e patrocínios em múltiplas plataformas. A mesa foi moderada pelo ex-jogador da seleção brasileira, Gonçalves, e contou com a participação de Mariucha Moneró (sócia-diretora MMoneró Comunicação), Maureen Flores (pesquisadora e colunista do jornal O Globo) e Leonardo Giannetti (diretor de criação e planejamento da Vivid Brand).

O evento foi organizado pelo professor Pedro Trengrouse, coordenador do curso “FGV/FIFA/CIES Programa Executivo - Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes”. O programa é orientado aos profissionais que atuam ou pretendem atuar na cadeia produtiva do esporte, gestores de entidades desportivas e àqueles que desejam se preparar para posições gerenciais e de liderança no segmento.

Assista ao evento na íntegra no vídeo abaixo.