Perspectivas e desafios da avaliação educacional no Brasil são focos de seminário virtual

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), por meio do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil (CLEAR), e a Iniciativa Global de Avaliação (GEI), realizam o seminário virtual “Perspectivas e desafios da avaliação educacional no Brasil”. Aberto ao público o evento será realizado no dia 14 de fevereiro, às 18h, no canal da FGV no YouTube.
Veja o vídeo para saber mais sobre o evento:
O evento terá a contribuição de Fernanda Estevan, professora da FGV EESP; e Guilherme Lichand, Assistant Professor University of Zurich. Já a moderação ficará a cargo de André Portela, professor da FGV EESP.
A pandemia de Covid-19, iniciada há quase três anos, teve consequências para a educação brasileira, incluindo choques negativos na aprendizagem e trajetória escolar dos estudantes, além do aprofundamento de desigualdades educacionais. As novas gestões estaduais e federal têm a oportunidade de recuperar as perdas ocorridas, aprimorar os modelos de avaliação educacional e investir no uso de evidências na formulação de políticas educacionais.
O evento focará em apresentar qual o papel da implementação do Sistema Nacional de Educação, ao integrar as políticas educacionais dos entes federados, no processo de recuperação de aprendizagem e combate às desigualdades educacionais.
Será possível também entender quais aprimoramentos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e nas avaliações estaduais são necessários para alavancar a educação brasileira nas próximas décadas. Outro tema relevante será como os entes federados podem utilizar as avaliações para melhorar a qualidade da oferta educacional e garantir o direito constitucional à educação. Além disso o webinar abordará o futuro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e como o atual contexto educacional e de desigualdades pode ser incorporado no índice.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo link.
Notícias relacionadas
- Políticas Públicas07/12/2023
- Políticas Públicas06/12/2023
- Políticas Públicas30/11/2023