Pesquisa ‘Agenda Antidiscriminação no Supremo Tribunal Federal’ é lançada em evento online

27 Novembro 2020

O grupo de pesquisa Supremo em Pauta e o Comitê de Diversidade da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) lançam a pesquisa “Agenda Antidiscriminação no Supremo Tribunal Federal”, em webinar gratuito na segunda-feira, 30 de novembro. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube a partir das 14h.

A pesquisa apresenta um mapa das ações pendentes de julgamento no STF pertinentes ao litígio antidiscriminação. As ações mapeadas têm grande impacto para a agenda de gênero, combate à discriminação racial, inclusão de pessoas com deficiência, reconhecimento LGBTQ+, garantia de direitos de idosos, indígenas, crianças e adolescentes. Além disso, o estudo também aumenta a transparência sobre o que o tribunal deverá decidir futuramente, antecipando parte de seu impacto para a sociedade e permitindo a mobilização de diferentes atores perante o tribunal.

Programação:

- 14h - Abertura do evento

- 14h10 - Apresentação da pesquisa "Agenda Antidiscriminação no Supremo Tribunal Federal"

• Ana Laura Pereira Barbosa, mestranda em Direito pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Supremo em Pauta.
  • Luíza Pavan Ferraro, mestre em Direito pela FGV Direito SP e pesquisadora do Supremo em Pauta.

- 14h40 - Debate

• Eloísa Machado de Almeida, doutora em Direito pela Universidade de São Paulo, professora e coordenadora do Supremo em Pauta da FGV Direito SP.
  • Emerson Damasceno, advogado, jornalista e presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da OAB/CE.
  • Thiago de Souza Amparo, doutor em Direito pela Central European University, professor e coordenador do Comitê da Diversidade da FGV Direito SP.

Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo site.