Pesquisa global analisa políticas de inovação pedagógica dentro de Instituições de Ensino Superior

O estudo buscou comparar e entender estratégias de destaque em 30 unidades ao redor do mundo
Administração
27 Setembro 2024
Pesquisa global analisa políticas de inovação pedagógica dentro de Instituições de Ensino Superior

O Hub de Inovação Pedagógica da Fundação Getulio Vargas (FGV HIP) lança em setembro a pesquisa “Políticas de Inovação Pedagógica no Ensino Superior ao Redor do Mundo” sobre o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) no incentivo à inovação pedagógica. De autoria de Marina Feferbaum, Clio Radomysler, Tatiane Guimarães, Larissa Margarido e Cristina Nacif Alves, o estudo buscou mapear políticas voltadas para o aprimoramento do ensino e para a inovação pedagógica implementadas por IES ao redor do mundo, analisar diferenças e semelhanças entre elas, e identificar estratégias de destaque, que podem servir de referência para demais instituições.

A pesquisa, assim, fornece um panorama abrangente das políticas de inovação pedagógica no ensino superior, destacando a importância do posicionamento institucional explícito, do apoio ao desenvolvimento docente, da construção de espaços de troca e da atenção para a sustentabilidade das iniciativas e para a adaptação a necessidades locais. Embora existam desafios consideráveis, as oportunidades para avançar na inovação pedagógica são vastas e as IES que conseguirem navegar essas complexidades estarão bem-posicionadas para oferecer uma educação de alta qualidade e relevância no século XXI.

Pelo olhar amplo sobre inovação pedagógica em 30 IES ao redor do mundo, identificou-se que ela pode ser enxergada em três diferentes perspectivas: institucional, profissional e comunitária. Assim, foi criado o framework “Triângulo da Inovação Pedagógica”, com o objetivo de contribuir para uma compreensão ampla sobre as diferentes dimensões institucionais necessárias para a criação de um ambiente de fomento à inovação pedagógica em uma Instituição de Ensino Superior.

Para ver o estudo na íntegra, clique aqui.

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