Políticas Públicas

Pesquisa mapeia políticas de inovação nos estados brasileiros  

O estudo buscou compreender como ciência, tecnologia e inovação impulsionam o desenvolvimento econômico

Compartilhe:
Michelle Pillon

Como transformar ciência e tecnologia em motores do crescimento econômico? Esta foi a questão central que levou Michelle Pillon, doutoranda em Economia, pela Escola de Políticas Públicas e Governo (FGV EPPG), localizada em Brasília a percorrer todos os 27 estados brasileiros em busca de respostas. Sua pesquisa mapeou pela primeira vez o panorama nacional das políticas de inovação e revelou como diferentes regiões do país abordam o desafio de converter conhecimento científico em desenvolvimento econômico.  

 O estudo focou na análise das políticas públicas de desenvolvimento econômico nos níveis federal e estadual, com ênfase especial na área de inovação, capacidade estatal e políticas públicas sob a perspectiva dos estados brasileiros. "Como a inovação produz crescimento econômico, como a inovação traz desenvolvimento econômico, como a gente faz políticas públicas de desenvolvimento econômico no âmbito federal, estadual", explica Michelle sobre o escopo de sua investigação.  

 O trabalho examinou em profundidade como as políticas públicas de ciência e tecnologia se inserem no ciclo das políticas públicas, analisando sua posição na agenda política, sua eficiência na implementação e como efetivamente produzem resultados. Além disso, a Michelle investigou de que forma essas políticas de ciência, tecnologia e inovação contribuem para o fortalecimento da capacidade estatal dos estados brasileiros.  

A experiência prévia no mestrado foi determinante para a continuidade dos estudos. "Como o mestrado foi extremamente maravilhoso na minha formação profissional, acadêmica eu ingressei também agora no doutorado em economia e eu quero continuar estudando políticas públicas de desenvolvimento econômico", destaca a doutoranda.  

Michelle ressalta o papel estratégico da FGV EPPG na formação de profissionais que atuam com o governo. "A gente pode dizer que a FGV Brasília é o braço direito do profissional que atua com o governo porque ela traz capacidade de conhecimento profundo, metodologia, conhecimento científico para a gente conseguir explorar com maior qualidade e eficiência as nossas políticas públicas no Brasil", avalia.  

A pesquisa representa uma contribuição significativa para a compreensão do cenário nacional das políticas de inovação, oferecendo insights valiosos sobre como diferentes estados brasileiros abordam o desafio de transformar ciência e tecnologia em motores de desenvolvimento econômico. Os resultados do estudo podem subsidiar a formulação de políticas mais efetivas e adequadas às especificidades regionais do país.  
  
Assista ao vídeo abaixo:  

URL Vídeo remoto

 

 Para mais informações sobre o doutorado profissional em Economia da FGV EPPG, acesse o site.  


Veja os outros conteúdos da série Ideias que Transformam abaixo:

Recuperação Judicial: Estudo propõe regulamentar atuação de watchdogs para mais segurança no mercado
Estudo investiga por que brasileiros investem pouco em renda variável 
Inclusão LGBTQIA+ e desempenho financeiro: estudo revela impacto positivo em empresas brasileiras