Pesquisa sobre Segurança Pública e big data é lançada durante seminário no Rio de Janeiro
O encontro reunirá autoridades da segurança pública do Rio de Janeiro, representantes de entidades da sociedade civil, além de pesquisadores das áreas de Direito e de Tecnologia.
A Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) promove o seminário “Segurança pública na era da big data: os desafios da implementação de novas tecnologias no combate à criminalidade”, mesmo nome da pesquisa que será lançada na ocasião. Aberto ao público, o evento será realizado de forma híbrida, no dia 29 de março, às 9h, na Sede FGV e no Canal da FGV no Youtube.
O encontro reunirá autoridades da segurança pública do Rio de Janeiro, representantes de entidades da sociedade civil, além de pesquisadores das áreas de Direito e de Tecnologia.
Elaborado durante 18 meses, o estudo “Segurança pública na era da big data: os desafios da implementação de novas tecnologias no combate à criminalidade” apresenta um diagnóstico nacional da implementação das ferramentas de tecnologia e bases de dados no combate à criminalidade. No evento, as discussões serão voltadas para análise do uso que vem sendo feito no Rio de Janeiro e no Brasil das novas tecnologias na segurança pública e no sistema de justiça criminal nos últimos anos. No seminário, acadêmicos avaliarão as possibilidades de otimização de estratégias de gestão e planejamento no âmbito do combate ao crime.
O seminário contará com a presença da professora Fernanda Prates (FGV Direito Rio) e dos professores Thiago Bottino (FGV Direito Rio) e Daniel Vargas (FGV Direito Rio e FGV EESP); do tenente-coronel Alexandre Leite, coordenador operacional do Centro de Comando e Controle CICC/RJ (Polícia Militar/RJ); do delegado Marcos Felipe Motta, Diretor do Departamento Geral de Busca Eletrônica (Polícia Civil/RJ); e do promotor de Justiça, Pedro Borges (Ministério Público/RJ).
Também participam das discussões Heloisa Estellita (FGV Direito São Paulo); o pesquisador do Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública da FGV (FGV CCAS), Eduardo Fagundes; o professor e coordenador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, Pablo Nunes; e a pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, Nina da Hora.
De acordo com a professora Fernanda Prates, organizadora do encontro, o objetivo é promover reflexões sobre a forma pela qual estas ferramentas tecnológicas estão sendo implementadas e quais têm sido seus reais impactos na gestão da segurança pública. “O seminário será uma oportunidade de diálogo com os agentes do poder público e de reflexão sobre os caminhos para aprimorar o uso de tecnologias no combate ao crime no Rio de Janeiro e no Brasil”, assinalou a docente.
As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas no link.
Local:
Auditório da Sede FGV
Praia de Botafogo, 190. 12º andar. Rio de Janeiro/RJ
Leia também