Pesquisadores analisam mecanismos de liderança que as mulheres adotam no contexto sustentável
Em programação de estudos junto ao German Institute of Development and Sustainability (IDOS) entre junho e julho de 2023, a professora da FGV EBAPE, Juliana Mansur, atuou em atividades de pesquisa e inovação do projeto - European Union’s Horizon 2020 Marie Sklodowska Curie Action – Research and Innovation Staff Exchange (MSCA-RISE). Na ocasião, a docente conduziu pesquisa com mulheres empreendedoras no âmbito do projeto - Promoting Research on Digitalisation in Emerging Powers and Europe to Sustainable Development (PRODIGEES).
A iniciativa contou com a participação de pesquisadores e colaboradores do Instituto IDOS: Wulf Reiners, Ramona Haegele, Ingrid Schneider, Benjamin Stewart, Rita Kluewer e Sabrina Heuwinkel.
No workshop realizado no IDOS em 13 de julho, foram apresentados alguns resultados obtidos a partir de dados coletados por meio de entrevistas realizadas com mulheres empreendedoras na Amazônia em outubro de 2022, assim como dados de empreendedoras da Alemanha que atuam na área agrícola e proprietárias de Lojas Lixo-Zero (Zero-Waste Shops). Dentre os objetivos da pesquisa e as atividades desenvolvidas, destacam-se:
- A investigação sobre a adoção e impacto da digitalização pela liderança empresarial feminina no contexto da sustentabilidade, centrada no Sistema Agroalimentar;
- A análise sobre os mecanismos específicos de liderança que as mulheres adotam em seus negócios, os quais contribuem para o desenvolvimento sustentável, nas dimensões social, econômica e ambiental.
Segundo a professora Juliana Mansur: “o principal interesse do estudo é entender a relação entre os mecanismos femininos de liderança das empreendedoras e o uso de tecnologia e ferramentas digitais, todos trabalhando juntos como ativos-chave que podem promover práticas e negócios mais sustentáveis. A comparação entre Brasil e Alemanha proporciona uma visão mais ampla do fenômeno, salientando as particularidades locais, bem como apontando diferenças e semelhanças entre Sul e Norte”.
Notícias relacionadas
- Administração05/09/2024
- Administração03/09/2024
- Administração02/09/2024