Preço da soja cai e IGP-M desacelera em outubro

O Índice Geral de Preços ? Mercado (IGP-M) desacelerou e registrou taxa de variação de 0,02% em outubro, ante variação de 0,97% em setembro. No mesmo período do ano passado, a variação havia sido de 0,53%. Em 12 meses, o IGP-M variou 7,52%. A taxa acumulada no ano é de 7,12%.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) também caiu, apresentando taxa de variação de -0,20%. Contribuíram para a desaceleração os subgrupos Alimentos Processados e Matérias-Primas Brutas, com a queda de itens como soja, milho e minério de ferro.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu, registrando variação de 0,58%, em outubro. A principal contribuição para o acréscimo da taxa do índice partiu do grupo Habitação (0,33% para 0,46%). Nesta classe de despesa, vale citar o comportamento do item aluguel residencial, cuja taxa de variação passou de 0,34% para 0,66%. Em contrapartida, apenas o grupo Alimentação apresentou recuo em suas taxas de variação, com destaque para os preços de hortaliças e legumes.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) também registrou aceleração, variando 0,24% ? acima do resultado de setembro, de 0,21%.
O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.
Leia também