Primeiro Seminário Acadêmico sobre Economia do Mercado da Arte promove discussão na área
O FGV Invest da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) promove a primeira edição do Seminário Acadêmico sobre Economia do Mercado da Arte. Aberto ao público, o evento será realizado no dia 21 de setembro, às 9h, na FGV EESP.
O objetivo é gerar um espaço de discussão para acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado da arte, promovendo e divulgando pesquisas científicas e aplicadas relacionadas à Economia do Mercado da Arte.
A Economia da Arte, conhecida em inglês como Art Economics, pertence ao campo da Economia da Cultura e tem sido estudada em todo o mundo desde a década de 1980. Ela estuda os dados econômicos na criação, distribuição e consumo de obras de arte, de literatura e de produtos criativos similares. Analisa também o comportamento dos produtores, compradores, governos, distribuidores, investidores e demais agentes do mercado da arte, bem como a inclusão dessa classe de ativos em carteiras de investimento diversificadas. Para isso, utiliza análises econômicas e econométricas. Entretanto, o estudo do mercado da arte não deve ser confundido com o estudo da Indústria Cultural que inclui também, entre outros, cinema, televisão e publicações massivas em geral.
O Grupo de Estudos de Economia do Mercado da Arte do FGV Invest, composto por participantes provenientes de pontos de circulação e informação de arte (como galerias, leilões, locais de exposições de arte e outros); colecionadores de arte; pesquisadores; interessados no mercado da arte e, principalmente, professores e alunos da FGV (bacharelandos, mestrandos e doutorandos) se reúne desde 2016.
Local:
FGV EESP
Rua Itapeva, 474, Bela Vista, São Paulo/SP
Para saber mais sobre a Programação do evento e realizar a sua inscrição acesse este link.
Notícias relacionadas
- Economia27/09/2024
- Economia25/09/2024
- Economia25/09/2024