Institucional

Professor Bernard Kliksberg recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Hebraica de Jerusalém

Compartilhe:

Antigo professor palestrante da EBAPE e colaborador da Revista de Administração Pública (RAP) na época em que dirigia o programa de Políticas Sociais do Banco de Interamericano de Desenvolvimento (BID), o professor Bernardo Kliksberg recebeu em junho o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ). Esta é a primeira vez universidade agracia um cientista social iberoamericano.
 

Conferido a ?pessoas cujas atividades tenham trazido notável benefício para a humanidade?, o título também já foi dado a filósofos, escritores e personalidades políticas como Jean Paul Sartre, Yitzhak Rabin, Amós Oz, Simone Weil, Vaclav Havel, Bill Clinton, Umberto Eco, Jacques Derrida, Bernard Henri Lévy, o ex-presidente de Itália George Napolitano, Hillary Clinton e aos prêmios Nobel Rita Levi Montalcini e Albert Gore.
 

Kliksberg promoveu significativo intercâmbio técnico-acadêmico com a EBAPE, envolvendo participações como a dos professores Bianor Cavalcanti, Fernando Tenório e Sonia Fleury.
 

Em comunicado oficial, o presidente da UHJ, Menajen Bem Sasson, ressaltou que ?O senhor (Kliksberg) propiciou métodos inovadores para enfrentar a pobreza, a desigualdade, a ineficiência da administração pública, a degradação do meio ambiente e a crise econômica?.
 

Cinco quadros da Universidade Hebraica já receberam prêmios Nobel. Do primeiro Conselho Diretor da universidade fizeram parte Albert Einstein, Sigmund Freud e Martin Buber.
 

A cerimônia de entrega do título aconteceu em ato acadêmico solene no Monte Scopus, na cidade de Jerusalém.