Professor da DIREITO GV analisa a obra Romeu e Julieta, de Shakespeare

Para o professor de Artes e Direito da Escola de Direito de São Paulo da FGV (DIREITO GV) e autor do livro ?O mundo fora de prumo - Transformação Social e teoria política em Shakespeare?, José Garcez Ghirardi, a obra ?Romeu e Julieta?, de William Shakespeare, traz um elemento novo à época em que foi escrita: a ruptura de antigos embasamentos institucionais e simbólicos. Garcez compartilhou sua análise durante o primeiro encontro do ciclo de palestras ?Amor e Política em Shakespeare?, promovido no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura, em São Paulo, no último dia 8 de junho.
Ele afirma que Romeu e Julieta estavam inseridos em um contexto medieval, no qual o sobrenome familiar ditava as regras ao mesmo tempo em que o privado, o individual e a satisfação dos desejos começavam a se sobrepor aos velhos costumes. ?Em outras palavras, era a passagem de um arcabouço simbólico medieval para um arcabouço típico da idade moderna e do mundo tal como o conhecemos?, explica o professor.
Apesar disso, José Garcez Ghirardi também ressalta que, como ocorre tanto no drama quanto na comédia, a ordem precisa ser restabelecida. E isso só é possível a partir da aniquilação da nova ordem que, simbolicamente, está relacionada à morte do casal Romeu e Julieta.
Outras peças como ?Muito Barulho Por Nada?, ?Macbeth? e ?Hamlet? serão analisadas nos dias 6 de julho, 17 de agosto e 14 de setembro, respectivamente. O evento sempre acontece às 11h, na Livraria Cultura.
O ciclo de palestras ?Amor e Política em Shakespeare? é uma realização da Associação dos Advogados de São Paulo, inserido no festival Pauliceia Literária 2013.
Leia também