Professor da DIREITO RIO analisa administração pública em democracias avançadas

O trabalho traz uma análise do controle judicial da administração pública em quatro países: Estados Unidos, Canadá, França e Itália.
05 Maio 2014

O professor da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV DIREITO RIO) Eduardo Jordão teve seu artigo ?Judicial Review of Executive Policymaking in advanced Democracies: Beyond Rights Review? publicado na última edição da Administrative Law Review ? revista publicada nos Estados Unidos, referência em Direito Administrativo.O trabalho ? escrito em conjunto com a professora Susan Rose-Ackerman, que leciona Direito e Ciência Política na Universidade de Yale ? traz uma análise do controle judicial da administração pública em quatro países: Estados Unidos, Canadá, França e Itália. ?Os tribunais de Estados Unidos e Canadá tendem a ser mais sensíveis ao argumento de que a administração pública possui vantagens institucionais para tomar decisões de natureza técnica e/ou política. Isso acaba gerando uma atitude mais respeitosa e menos interventiva destes tribunais, quando controlam decisões de autoridades administrativas, destaca Eduardo Jordão.O artigo é um dos subprodutos da tese de doutorado que o professor está concluindo nas Universidades de Paris (Panthéon-Sorbonne) e de Roma (Sapienza), em cotutela. Sobre a colaboração de Susan Rose-Ackerman, ele afirma que ?foi enriquecedor vivenciar e participar do processo de produção intelectual de uma professora experiente e consagrada na academia internacional?.No BrasilA professora americana esteve na FGV DIREITO RIO em 2013 para participar da 20ª edição do Comparative Law and Economics Forum (CLEF), um dos mais importantes fóruns de debate sobre Direito e Economia do mundo. Na ocasião, ela apresentou uma versão preliminar do artigo publicado em conjunto com Eduardo Jordão na Administrative Law Review.Clique e acesse o artigo na íntegra (em inglês).