Professor da EAESP comenta erros comuns de novos empreendedores

17 Janeiro 2014

O sucesso inicial de novo empreendimento não quer dizer, necessariamente, que os negócios estão indo bem. É o que alerta o coordenador-adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn) da  Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP), Marcelo Aidar, na revista Exame online.A reportagem aponta os quatro equívocos mais comuns cometidos por novos empreendedores. De acordo com o professor, um dos principais é não utilizar indicadores para avaliar a sua pequena empresa ou startup.  ?(ele) Precisa criar indicadores para que ele possa enxergar melhor o negócio. Quanto mais você aumenta as suas vendas, mais você vai precisar de recursos?, ensina Adair.O segundo problema mais recorrente para a revista é o excesso de confiança, que também pode atrapalhar os negócios. ?Superestimar o mercado, por exemplo. Pode ser que não tem tantas pessoas com a necessidade que ele precisava ou então achava que não tinha concorrência?, conta o professor. A publicação ressalta ainda, que grandes vendas no primeiro ano do empreendimento não significam que o negócio é um sucesso. ?Ele só tem um aumento na venda porque é novidade, mas ele não consegue ter sinais de fidelização e saber o quanto o cliente está gostando ou não?, afirma Aidar.Consequentemente, o último erro listado pela Exame é inovar apenas neste período ? quando a novidade geralmente chama a atenção e se traduz em vendas. No entanto, é preciso que o empresário saiba qual é o diferencial da sua empresa dentro mercado. ?É comum os empreendedores falarem ?meu diferencial vai ser a qualidade do produto e o atendimento??, diz Aidar. Seu conselho é que os consumidores possam reconhecer esse diferencial de forma clara.Clique e conheça o Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn) da FGV/EAESP.