Professor Michael Barzelay apresenta iniciativa para formação docente em Administração Pública

Projeto propõe discutir um núcleo formativo comum para conteúdos de administração pública na orientação da disciplina ao design, baseada em perspectivas intencionais (purposive theories) aplicadas a organizações públicas
12 Agosto 2019

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) sediou, no dia 22 de julho, um encontro no qual a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) apresentou sua iniciativa de formação de docentes em administração pública. A experiência vem sendo desenvolvida desde 2017, em projeto com a London School of Economics (LSE), com a condução do professor Michael Barzelay.

O projeto encabeçado pela ENAP propõe discutir um núcleo formativo comum para conteúdos de administração pública ministrados na Escola fundado na orientação da disciplina ao design, baseada em perspectivas intencionais (purposive theories) aplicadas a organizações públicas. Com esse desafio como pano de fundo, a iniciativa foi formulada na ENAP para os anos de 2019 e 2020 com dois ramos: o desenvolvimento de ações para formação em alto nível de professores e instrutores e o desenvolvimento de ações para produção e difusão de casos de estudos calcados na aplicação da metodologia empregada.

O encontro atendeu a um duplo objetivo: apresentar as etapas de desenvolvimento já percorridas pela iniciativa, que abrange uma apresentação da obra mais recente do professor Barzelay, “Public Management as a Design-Oriented Professional Discipline”, que será lançada internacionalmente em setembro de 2019 e traduzida pela ENAP ainda neste ano, e que reflete o percurso teórico e prático vivenciado pelo projeto de cooperação entre a ENAP e o Professor Barzelay como itinerário de formação e agenda de trabalho. O outro objetivo é propor uma sessão de articulação e ativação de redes, identificação de perfis de engajamento e de envolvimento para o aprofundamento da iniciativa.

Participaram do encontro o professor Michael Barzelay (LSE), João Granja (diretoria de Educação Continuada da ENAP), e cerca de 15 professores de programas de pós-graduação em Administração Pública no país. Pela EBAPE, além dos alunos do programa, estiveram presentes os professores Armando Cunha e Ricardo Lopes.