Professor ministra aula sobre estratégia nuclear americana para Academia da Força Aérea dos EUA
Ciências Sociais
04 Abril 2018

Professor ministra aula sobre estratégia nuclear americana para Academia da Força Aérea dos EUA

A apresentação do professor ocorre após a divulgação do documento “Revisão da Postura Nuclear” (NPR, na sigla em inglês) pelo Departamento da Defesa dos Estados Unidos no início de fevereiro.

O professor James Cameron, do Centro de Relações Internacionais da FGV, ministrou uma aula, no último dia 19, via videoconferência, para alunos da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos. O docente falou sobre as possíveis lições para o governo do presidente Donald Trump no contexto de um reposicionamento nuclear dos EUA.

A apresentação do professor ocorre após a divulgação do documento “Revisão da Postura Nuclear” (NPR, na sigla em inglês) pelo Departamento da Defesa dos Estados Unidos no início de fevereiro. O NPR detalha a nova estratégia militar e nuclear dos Estados Unidos e defende o desenvolvimento de armamentos nucleares miniaturizados para contrabalançar a ameaça representada pela Rússia. Quando questionado sobre o assunto, o professor argumentou que a história da estratégia americana, como durante a crise dos mísseis de Cuba, mostra que vantagens no equilíbrio de armas nucleares não necessariamente influenciam as opções disponíveis para os Estados Unidos em momentos de crise.

O convite ao professor James Cameron ocorreu a partir da repercussão de seu livro “The Double Game: The Demise of America’s First Missile Defense System and the Rise of Strategic Arms Limitation”, lançado em novembro de 2017 pela editora Oxford University Press. Nele, o professor explica como a transição da superioridade nuclear americana sobre a União Soviética para uma paridade nuclear está ligada às convicções pessoais dos presidentes Kennedy, Johnson e Nixon sobre a corrida armamentista nuclear, bem como à opinião pública doméstica.

A aula contou com a presença de alunos da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos e com a participação virtual de alunos do curso de Formação de Oficiais Aviadores, da Força Aérea Brasileira. O Centro de Relações Internacionais da FGV está sediado na Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC).