Professor ministra aula sobre estratégia nuclear americana para Academia da Força Aérea dos EUA
Ciências Sociais
04 Abril 2018

O professor James Cameron, do Centro de Relações Internacionais da FGV, ministrou uma aula, no último dia 19, via videoconferência, para alunos da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos. O docente falou sobre as possíveis lições para o governo do presidente Donald Trump no contexto de um reposicionamento nuclear dos EUA.

A apresentação do professor ocorre após a divulgação do documento “Revisão da Postura Nuclear” (NPR, na sigla em inglês) pelo Departamento da Defesa dos Estados Unidos no início de fevereiro. O NPR detalha a nova estratégia militar e nuclear dos Estados Unidos e defende o desenvolvimento de armamentos nucleares miniaturizados para contrabalançar a ameaça representada pela Rússia. Quando questionado sobre o assunto, o professor argumentou que a história da estratégia americana, como durante a crise dos mísseis de Cuba, mostra que vantagens no equilíbrio de armas nucleares não necessariamente influenciam as opções disponíveis para os Estados Unidos em momentos de crise.

O convite ao professor James Cameron ocorreu a partir da repercussão de seu livro “The Double Game: The Demise of America’s First Missile Defense System and the Rise of Strategic Arms Limitation”, lançado em novembro de 2017 pela editora Oxford University Press. Nele, o professor explica como a transição da superioridade nuclear americana sobre a União Soviética para uma paridade nuclear está ligada às convicções pessoais dos presidentes Kennedy, Johnson e Nixon sobre a corrida armamentista nuclear, bem como à opinião pública doméstica.

A aula contou com a presença de alunos da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos e com a participação virtual de alunos do curso de Formação de Oficiais Aviadores, da Força Aérea Brasileira. O Centro de Relações Internacionais da FGV está sediado na Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC).