Professor de Princeton fala sobre política na América Latina no CPDOC

04 Agosto 2011

O Laboratório de Estudos Políticos (LEP) do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, CPDOC, recebeu nos dias 4 e 5 de agosto  o professor Noam Lupu, da Universidade de Princeton.Na quinta-feira, 4 de agosto, Noam Lupu proferiu a palestra: ?Partisanship, Brand Dilution, and the Breakdown of Political Parties in Latin America?. No dia seguinte, ofereceu um workshop de dia inteiro, intitulado ?Parties and Partisanship in Latin America: Observational and Experimental Research?. O Professor Noam Lupu (Ph.D. pela Princeton University, 2011) é Visiting Fellow do Kellogg Helen Institute de Estudos Internacionais da Universidade de Notre Dame. Sua área de interesse centra-se no modo como contextos estruturais condicionam preferências e comportamentos eleitorais. Ele expôs sobre os experimentos de pesquisa e comparação de casos que vem utilizando para investigar como a diluição das ?marcas dos partidos? (party brands) podem erodir identificações partidárias na América Latina, facilitando assim o colapso de partidos longamente estabelecidos. Seus outros projetos atuais examinam os efeitos da desigualdade nas preferências para a redistribuição e o papel da incerteza na competição partidária.  Lupu publicou artigos em revistas como a American Political Science Review, Electoral Studies e Latin American Research Review.