Professora é convidada pela Câmara dos Deputados a participar de audiência pública

04 Agosto 2021

Em julho de 2021, a professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) e diretora-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), Alketa Peci, participou da audiência pública, promovida pela comissão especial da Câmara dos Deputados, cujo tema foi a proposta de Emenda Constitucional da Reforma Administrativa (PEC 032/2020).

A convite do Presidente da comissão, deputado Fernando Monteiro, a audiência teve como objetivo debater a estabilidade no serviço público, um dos pontos mais controversos da reforma. A comissão tem promovido diversas audiências públicas que contam com a participação de acadêmicos, gestores públicos e representantes da sociedade civil sobre temas-chaves abordados na PEC.

Durante a audiência, a professora Alketa Peci apresentou evidências sobre a importância de considerar a estabilidade como parte indissociável de outras características burocráticas que buscam assegurar um sistema de pesos e contrapesos com os ciclos políticos, assim como a relevância de realinhar os incentivos burocráticos e os desenhos institucionais para um melhor desempenho do setor público.