Professora Elena Lazarou participa de Seminário Internacional sobre a União Europeia

28 Abril 2011

Elena Lazarou, professora e pesquisadora do CPDOC, participou, dia 28 de abril, do Seminário Internacional A União Europeia na Governança Global após o Tratado de Lisboa, organizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua apresentação versou sobre a política externa da União Europeia. Na mesma mesa de discussão estavam Adilson Pires (Direito/UERJ) e Miriam Saraiva (PPGRU/UERJ). O evento durou dois dias, foi realizado no Campus Maracanã da UERJ e visou fornecer informações e promover o debate sobre a inserção da União Europeia no mundo, a partir do Tratado de Lisboa, além de incentivar estudos sobre a dimensão internacional da União Europeia e aprofundar as reflexões sobre as possibilidades de atuação conjuntas do Brasil com a UE nos marcos multilaterais. A inserção da União Europeia no cenário internacional atual vem adquirindo uma relevância cada vez maior em função da fragmentação do cenário internacional, perspectivas de revisão das instituições internacionais, ascensão dos países emergentes e possibilidades e limites da União Europeia como parceiro em temas específicos, fortalecimento da posição da União Europeia no mundo a partir da vigência do Tratado de Lisboa. O evento teve apoio da Delegação da União Europeia no Brasil, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), da Faculdade de Direito da UERJ e do Projeto de Parcerias Estratégicas (iREL/UnB).