Professora da FGV EPGE, Marilda Sotomayor ingressa na Academia Americana de Artes e Ciências (AAAS)

Instituição é considerada como uma das maiores sociedades científicas multidisciplinares do mundo e líder na difusão de pesquisas de ponta por meio de seus periódicos. A AAAS possui membros individuais em mais de 91 países, entre pesquisadores, professores e estudiosos
Economia
16 Junho 2020
Professora da FGV EPGE, Marilda Sotomayor ingressa na Academia Americana de Artes e Ciências (AAAS)

A professora da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) Marilda Sotomayor foi eleita para a Academia Americana de Artes e Ciências (AAAS), uma das mais conceituadas associações científicas do mundo.

A AAAS é considerada como uma das maiores sociedades científicas multidisciplinares do mundo e líder na difusão de pesquisas de ponta por meio de seus periódicos. A instituição possui membros individuais em mais de 91 países ao redor do mundo, entre pesquisadores, professores e estudiosos que acreditam que ciência, tecnologia, engenharia e matemática podem ajudar a resolver muitos dos desafios que o mundo enfrenta atualmente.

“Num ponto do tempo no qual a ciência se agiganta perante todos e perante tudo o mais, esse fato assume relevância muitas vezes maior, servindo como exemplo para alunos, professores e pesquisadores do Brasil e do mundo. Acredito que muitos anos poderão se passar até que o Brasil tenha uma outra distinção como essa”, afirma o diretor da FGV EPGE, professor Rubens Penha Cysne.

A professora Marilda Sotomayor é doutora em Matemática pela PUC-RJ e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e em Livre Docência pela USP. Mestre em Matemática pelo IMPA e bacharel em Matemática pela UFRJ. Fellow da J. S. Guggenheim Foundation (1993), Econometric Society (2003) e Economic Theory (2015). É editora associada da International Journal of Game Theory e atua como presidente do Latin America Stand Committee da Econometric Society. Tem experiência na área de Economia Matemática, com ênfase em Teoria dos Jogos, atuando principalmente em temas ligados a mercados de matching de dois lados, desenho de mercados e jogos cooperativos.

A FGV EPGE lidera o ranking do Índice Geral de Cursos (IGC): conquistou oito vezes o primeiro lugar nacional nas 12 avaliações realizadas pelo MEC. Ocupa também a primeira colocação entre os departamentos de economia da América Latina no ranking de Tilburg (Holanda).