Professora integra nova seção estadual da Associação Nacional de História
Ciências Sociais
07 Agosto 2018

Professora integra nova seção estadual da Associação Nacional de História

Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo FGV CPDOC, Vivian Fonseca atua principalmente na área de História, dialogando com Antropologia e Sociologia com destaque para os seguintes temas: memória e identidade, patrimônio, história do esporte, história oral, ensino de história, políticas culturais, usos políticos do passado e história da capoeira.

A pesquisadora da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), Vivian Fonseca, foi nomeada para a nova diretoria da Associação Nacional de História – Seção do Rio de Janeiro (Anpuh-Rio). Ela e os demais membros da direção foi empossada no dia 26 de julho, em assembleia realizada durante o I Encontro Internacional e o XVIII Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias.

Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo FGV CPDOC, a estudiosa atua principalmente na área de História, dialogando com Antropologia e Sociologia com destaque para os seguintes temas: memória e identidade, patrimônio, história do esporte, história oral, ensino de história, políticas culturais, usos políticos do passado e história da capoeira. No FGV CPDOC, Vivian coordena o Programa de História Oral e o curso de Licenciatura em História. Atualmente, é também professora adjunta do Departamento de História da Uerj.

A Anpuh foi fundada em 1961 e tem por objetivo o aperfeiçoamento do ensino de História, o estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História, a defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos, a defesa do livre exercício das atividades dos profissionais de História, e a representação da comunidade dos profissionais de História perante instâncias administrativas, legislativas, órgãos financiadores e planejadores, entidades científicas ou acadêmicas. A cada dois anos, a entidade realiza o Simpósio Nacional de História, o maior e mais importante evento da área no país e na América Latina. A próxima edição será realizada em Recife, em 2019.

Para mais informações, acesse o site.