Professora vence prêmio Haralambos Simeonidis 2019 de Economia na categoria artigo

No artigo vencedor, Fernanda Estevam (FGV EESP) examinou a efetividade de políticas de ações afirmativas na Unicamp, criadas com o propósito de aumentar o acesso à universidade de estudantes oriundos de escolas públicas
04 Dezembro 2019

A professora da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) Fernanda Estevan foi a grande vencedora do Prêmio Haralambos Simeonidis 2019, oferecido pela Associação nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec), na categoria artigo. O reconhecimento se deu por conta do trabalho “Redistribution without distortion: Evidence from an affirmative action programme at a large brazilian university”, escrito em coautoria com os professores Thomas Gall, da Universidade de Southampton (Reino Unido), e Louis-Philippe Morin, da Universidade de Ottawa (Canadá).

O artigo examinou a efetividade de políticas de ações afirmativas na Unicamp, criadas com o propósito de aumentar o acesso à universidade de estudantes oriundos de escolas públicas. O estudo aponta que houve um aumento significativo das probabilidades de alunos da rede pública de ensino ingressem em algum dos cursos da instituição.

Criado em 1982, o Prêmio Haralambos Simeonidis homenageia um dos mais ativos participantes da ANPEC. A honraria é considerada como uma das mais importantes premiações acadêmicas do país e tem por objetivo estimular as atividades de reflexão e pesquisa em economia no Brasil. São premiados, anualmente, os melhores trabalhos nas categorias artigos, livros e teses de doutorado.