Professores da DIREITO GV recebem homenagem da Gonzaga Law School

19 Agosto 2011

Durante palestra ministrada pelo professor Upendra Acharya, da Gonzaga Law School, os professores José Garcez Ghirardi, Maria Lúcia Pádua Lima, Salem Nasser e o diretor da DIREITO GV Oscar Vilhena Vieira receberam uma placa de homenagem. O gesto representou o agradecimento pela hospitalidade da Escola em relação ao professor, que esteve na semana passada ministrando um curso de curta duração sobre Direito e Desenvolvimento pelo Global Law Program. Na abertura da palestra que concedeu aos alunos, Oscar Vilhena Vieira fez uma breve retrospectiva histórica a respeito do surgimento e do crescimento da importância dos Direitos Humanos na História. ?Com o término da Segunda Guerra Mundial, ficou evidentente que era necessário criar instituições internacionais que protegessem os cidadãos locais de seus próprios países. O Estado passou de protetor das cidadania a um violador, o que colocou em xeque noções clássicas como a soberania?. Vilhena ressaltou que a fala de Acharya tem dois significados importantes. O primeiro é trazer uma visão que contesta bases filosóficos que alicerçaram o sistema internacional de proteção aos direitos humanos, como o respeito ao indivíduo por exemplo. ?Me pergunto se é um sistema aceito por países que vêem na organização tribal ou familiar como o principal núcleo da sociedade, como ocorre na maioria dos países asiáticos?. O segundo significado é a posição dos direitos humanos com a ascensão da China como grande potencial mundial. ?Como será a influência da China na agenda global de Direitos Humanos, tendo em vista seu constante progresso econômico?, indagou Vilhena.