Profissionais de Relações Internacionais compartilham experiências com alunos da FGV

Chamados “Conversas de Carreira”, os encontros já receberam a deputada federal Áurea Carolina, Danilo Moura (Unicef), Ricardo Sennes (Prospectiva) e Eduarda Hamann (Instituto Igarapé)
Relações Internacionais
07 Junho 2019

A Escola de Relações Internacionais (FGV RI) inaugurou seu Centro de Carreiras. O projeto visa a inserção dos alunos no mercado de trabalho por meio do mapeamento de oportunidades de intercâmbio, estágios e imersões no Brasil e no exterior, além de palestras com internacionalistas. O centro é responsável pela organização de encontros e debates, chamados “Conversas de Carreira”, onde os alunos conhecem o ambiente profissional da área a partir da perspectiva de renomados profissionais.

Uma das convidadas deste semestre foi a deputada federal Áurea Carolina, cuja trajetória de carreira está marcada por trabalho com redes transnacionais de ativismo social. Por sua vez, o Program Officer do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Danilo Moura, conversou com os estudantes sobre carreiras em organizações internacionais.

Os alunos ainda conversaram com Ricardo Sennes, da consultoria de relações governamentais e risco político Prospectiva. Ele detalhou como funciona a trajetória profissional de jovens interessados na interseção entre política e economia globais. Eduarda Hamann, advogada e pesquisadora do Instituto Igarapé, palestrou sobre a atuação dos think tanks, onde ela trabalha em missões de paz e cooperação na área de resolução de conflitos.

“A marca registrada da graduação em RI na FGV é o contato intenso entre academia e mercado de trabalho. O Centro de Carreiras é um espaço onde esses dois mundos se encontram, permitindo a nossos calouros desenvolver uma compreensão detalhada do tipo de oportunidades que terão ao longo de sua trajetória profissional”, diz o professor Oliver Stuenkel, responsável pela iniciativa.

As atividades do Centro de Carreiras ocorrerão também durante o segundo semestre do ano, com uma nova lista de profissionais convidados.

Para conhecer a Escola de Relações Internacionais, acesse o site.