Administração

Programa internacional de administração leva pesquisadores e estudantes para imersão na Amazônia

A imersão traz práticas de gestão em desenvolvimento sustentável, iniciativas de empreendedorismo e vivência em questões voltadas para temas como ESG e liderança.  

Compartilhe:
Programa internacional de administração leva pesquisadores e estudantes para imersão na Amazônia

No período de 1 a 9 de outubro, a Escola de Administração de Empresas (FGV EBAPE) realizou a 2ª edição do Amazon Immersion Experience, programa vinculado a trilha de sustentabilidade do Master in Management (MiM) que traz para a realidade dos discentes, práticas de gestão em desenvolvimento sustentável, iniciativas de empreendedorismo e vivência em questões voltadas para temas como ESG e liderança.  

Participaram das visitas, 19 estudantes provenientes da Alemanha, Noruega, Estados Unidos, Brasil, China, Polônia, Noruega e Marrocos. Os jovens são alunos do MiM, intercambistas de escolas parceiras, do Double degree em parceria com a Católica Lisbon e dos alunos de Graduação do International Business Education Alliance (IBEA).  

A imersão contou com visitas ao Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá; ao CIMAM - Centro Integrado de Monitoramento Ambiental; Ecoparque Natura – Centro de Inovação de Sociobiodiversidade; Cooperativa Cofruta; Manioca, Fábrica de Cachaça Meu Garoto; Alunorte/Hydro; Parque Utinga; Polícia Ambiental e Ilha do Combu, além disso o grupo pode acompanhar as atividades culturais do Cirio de Nazaré.  

Acompanhando o grupo de estudantes estavam o coordenador do Master in Management (MiM) e do Mestrado em Gestão Empresarial (MEX), professor Augusto Sales; a coordenadora de programas internacionais, professora Juliana Mansur; e do supervisor acadêmico do MEX e do MiM, Anderson Ricci.  

Uma das visitas, ganhou destaque no portal de notícias – Agência Pará. Segundo a publicação, o grupo de estudantes teve acesso ao Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e pode conhecer o Centro de Valorização Compostos Bioativos da Amazônia, as pesquisas e serviços que possibilitam o controle de qualidade em produtos de origem vegetal nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, farmacêutica, química, biotecnológica, cosmetologia. Além disso, os jovens também conheceram o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON), no qual destacou-se o potencial de pesquisa e serviços voltados para o tratamento das questões de eficiência energética das áreas de engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia química e arquitetura.  

Para o discente do MIM, Pedro Henrique Abad, “a imersão me proporcionou o acesso a modelos de negócios sustentáveis e a cultura local. Durante as visitas, pude perceber que as empresas conseguem equilibrar a necessidade de gerar receita ao mesmo tempo em que atuam na conversação ambiental e contribuem com a geração de renda para a comunidade local.  A Fábrica de Cachaça Meu Garoto e a Manioca, por exemplo, comercializam seus produtos a partir do uso de frutas típicas da região e sem gerar prejuízos ao ecossistema. Durante a visita ao Centro de Inovação da Natura pudemos compreender processos que promovem a extração de insumos sem gerar impacto ao meio ambiente, além de ações de incentivo à economia local”, completa.  

“The MiM program works as a career accelerator, leveraging students’ potential and providing a substantial transformation in their lives. Going through the program and the "Amazon Experience" equips students with a global vision and advanced management skills, preparing them to face complex challenges in the business world and contribute significantly to society”, highlights professor Augusto Sales.  

Sobre o Programa  

O Master in Management é um passaporte para aqueles que querem alcançar carreiras excepcionais em gestão, obtendo uma educação ágil e de excelência. Com uma duração mais curta e, ao mesmo tempo, com um aprendizado intensivo, o curso é ideal para estudantes que estão prestes a obter diploma de Graduação ou estejam formados há, aproximadamente, três anos, com pouca ou nenhuma experiência de trabalho.  

O MiM está com processo seletivo até o dia 29 de fevereiro, acesse o site