Projeto da DAPP dá voz aos imigrantes que escolheram o Brasil como destino de moradia e oportunidades

O projeto ?Imigrantes do século 21 reúne uma série de vídeos que apresentam depoimentos de imigrantes na cidade de São Paulo, em que expõem suas perspectivas em relação ao país e a contribuição que podem trazer ao desenvolvimento socioeconômico nacional.
29 Abril 2016

Os anos de crescimento econômico e a exposição trazida por grandes eventos esportivos ajudaram a alavancar a imagem do Brasil como um player internacional. Com os olhos do mundo voltados para cá, é natural que mais pessoas adotem o país como nova morada, mantendo viva a tradição de um lugar atrativo aos imigrantes. Porém, apesar dos benefícios, a burocracia e a ausência de serviços integrados para atender aos cidadãos estrangeiros são consideradas os principais desafios de quem escolhe o Brasil como destino. Essas são algumas conclusões do projeto ?Imigrantes do século 21?, iniciativa da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (DAPP) que tem como objetivo gerar subsídios para qualificar as políticas nacionais de imigração.O projeto reúne uma série de vídeos que apresentam depoimentos de imigrantes na cidade de São Paulo, em que expõem suas perspectivas em relação ao país e a contribuição que podem trazer ao desenvolvimento socioeconômico nacional. A abordagem inova ao propor o uso de narrativas audiovisuais na pesquisa social aplicada, registrando trajetórias das pessoas que, por diversas razões, escolheram o Brasil como local de moradia e oportunidades.De cidadãos do mundo em busca de novas oportunidades a refugiados políticos, o projeto ouviu pessoas vindas da Europa, América e África. A qualidade do ensino, o mercado de trabalho em expansão e a receptividade dos brasileiros foram os pontos mais elogiados, mas a falta de uma política de integração com a vida social do país é o maior entrave apontado pelos imigrantes. ?A maioria daqueles que vêm hoje são qualificados, são pessoas com uma certa habilidade. O Brasil vive um momento difícil, pois parece que chegaram muitas pessoas e o país não está sabendo direcioná-las, não há muita experiência no acolhimento?, afirma o mecânico e professor congolês Alphonse.O ?Imigrantes do século 21? é parte de um conjunto de trabalhos da DAPP na área de análise e desenvolvimento institucional de políticas públicas para imigração. O trabalho da diretoria, inclusive, já rendeu uma parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) para o aprimoramento das estruturas do Estado brasileiro e implementação de políticas capazes de transformar a imigração em vetor estratégico de desenvolvimento.?Atrair e reter o profissional qualificado pode trazer um impacto positivo na economia nacional, através do fortalecimento do capital humano e do incremento das indústrias. Ao dar voz a esse segmento, o ?Imigrantes do século 21? pode lançar luz sobre os nossos diferenciais competitivos e as nossas deficiências e contribuir para a criação de políticas mais eficientes?, acredita a pesquisadora da DAPP que liderou o projeto, a antropóloga Margareth da Luz.