Projeto sobre Think Tanks em países emergentes, do Centro de Relações Internacionais, ganha apoio da Fundação Ford

31 Março 2011

Think Tanks, Governance and Policy Advice, projeto desenvolvido pela Profª. Elena Lazarou, do Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado no CPDOC, e pela Profª. Stella Ladi, da Universidade de Sheffield (Reino Unido), recebeu apoio da Fundação Ford. O projeto visa observar a relação entre a atuação de entidades da sociedade civil (especialmente think tanks) e a mudança do discurso governamental no Brasil e em outros países emergentes, no que diz respeito a três áreas estratégicas: política externa, desenvolvimento econômico e política social. Como ponto de partida será realizada uma série de entrevistas com pessoas de destaque em organizações da sociedade civil no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília. Com base nos depoimentos, um artigo será elaborado para publicação e apresentação no encontro do European Consortium for Political Research, que acontecerá em Reykjavik, em agosto deste ano. Em um segundo momento, o material servirá de subsídio para uma proposta de pesquisa internacional sobre ?Governance Research and Policy Advice: Building Bridges from Theory to Practice?, a ser apresentada à German Research Foundation (DFG) pela FGV, em parceria com a Freie Universität Berlin, o Stiftung Wissenschaft und Politik (SWP), entre outras instituições.