Direito

Publicação debate impacto da inteligência artificial no Direito 

Edição reúne 25 artigos inéditos organizados por Marina Feferbaum e Sílvia Helena Gomes Piva sobre os desafios tecnológicos e éticos na prática jurídica 

Compartilhe:
Marina Feferbaum

A professora Marina Feferbaum, da FGV Direito SP, é uma das organizadoras, ao lado de Sílvia Helena Gomes Piva, da nova edição da Revista da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), que aborda o tema “Inteligência Artificial e Novas Tecnologias no Direito”. A edição nº 167 foi lançada em 23 de setembro, reunindo 25 artigos exclusivos de mais de 30 especialistas de diferentes áreas do conhecimento. 

A publicação oferece um panorama abrangente sobre como a IA e as tecnologias emergentes estão transformando as profissões jurídicas e exigindo novas competências. Entre os temas explorados estão governança algorítmica, proteção de dados, responsabilidade de agentes não humanos e os desafios éticos decorrentes da automação e da análise de grandes volumes de dados. 

Segundo as organizadoras, “a IA deixou de ser uma previsão futurista e tornou-se uma realidade presente, que demanda reflexão crítica e adaptação do Direito”.