Radar FGV: Cúpula dos BRICS no Rio, avanço da tecnologia móvel no país e queda da taxa de natalidade
Podcast da FGV discute também os desafios da parentalidade moderna e apresenta a agenda de eventos da semana

O Radar FGV, podcast semanal produzido pelo FGV Notícias com curadoria e comentários de especialistas da Fundação Getulio Vargas, chega ao seu oitavo episódio com reflexões sobre temas que impactam a sociedade brasileira e o cenário internacional.
BRICS no Rio: protagonismo brasileiro em pauta
Nos dias 6 e 7 de julho, o Rio de Janeiro será palco da 17ª Cúpula do BRICS, agora com 11 países-membros e nove convidados. Embora sem líderes como Xi Jinping e Vladimir Putin, o evento reforça o protagonismo diplomático do Brasil. Os professores da FGV Direito Rio, Evandro Carvalho e Luca Belli, analisaram a importância da cúpula e o legado esperado para o país.
“[...] O país que sedia define os temas que considera importantes para a cúpula do BRICS. Claro que isso também é consultado por demais países, demais governos, mas a realidade é que o estado que preside, é que define os temas que se consideram prioritários [...]”, disse Evandro.
“Um dos assuntos principais da cúpula do BRICS será a transformação digital, a governança global da inteligência artificial e também a construção de framework global sobre governança de dados. No Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio estudamos as políticas digitais dos países do bloco BRICS há quase sete anos [...]”, declarou Luca.“É bem interessante ver, por exemplo, que um país como China ou Índia conseguiram um enorme avanço tecnológico graças à política industrial, combinando a regulação com um incentivo à inovação. Isso é algo que talvez no Brasil deveria ser mais estudado”, complementou Luca.
Mais celulares que pessoas no Brasil
Estudo da FGV EAESP mostra que o Brasil já possui mais celulares do que habitantes, além de crescimento no uso de outros dispositivos como tablets e notebooks. O coordenador da pesquisa, professor Fernando Meirelles, comenta os dados e os impactos dessa hiperconectividade.
“O Brasil tem hoje em uso 502 milhões de dispositivos digitais, sendo 272 milhões de smartphones e 230 milhões de computadores. O gasto e investimento total destinado à TI subiu para 10% das receitas nas empresas. Outro indicador entre os mais de 50 analisados, é o custo de R$ 60 mil por ano em TI por usuário [...]”, disse Meirelles.
Brasil registra a menor taxa de natalidade da história
Dados do Censo 2022 revelam que a idade média da maternidade no Brasil subiu de 26 para 28 anos em duas décadas. A economista Janaína Feijó, do FGV IBRE, avalia os fatores sociais e econômicos por trás dessa mudança.
“Um dos principais fatores foi o avanço dos métodos contraceptivos [...] Nós tivemos também, ao longo do tempo, mais mulheres acessando a universidade. Isso fez com que elas focassem primeiro em terminar seus estudos e estivessem mais preparadas para conseguir um emprego, entrar no mercado de trabalho”, afirma Janaína.
Artigo da semana: os dilemas da parentalidade moderna
A repórter gerada por IA, Iris Machado, destaca o artigo “Você dedica tempo suficiente ao seu filho?”, da professora Lorena Hakak (FGV RI). A publicação, veiculada na Folha de S.Paulo, analisa pressões emocionais e propõe estratégias práticas para promover uma parentalidade mais consciente e sensível.
Agenda FGV
Confira os destaques da semana:
- Segunda-feira (07/07) – Webinar “Graduação Online Tecnológica 2025.4” às 18h
- Terça-feira (08/07) – Webinar “ASG no Governo” às 19h
- Quarta-feira (09/07) – Webinar “Redigindo projetos de pesquisa” às 14h e “Segurança Pública Baseada em Evidências” às 18h
Ouça o Radar FGV
O Radar FGV é publicado semanalmente com curadoria do FGV Notícias e comentários de especialistas das escolas e centros da Fundação. Acesse o terceiro episódio nas plataformas:
• Ouça no Spotify
• Ouça no YouTube
Leia também