Institucional

Radar FGV: Lei da Ficha Limpa, saúde mental dos inadimplentes e crise na Atenção Primária são destaques do novo episódio

Podcast da FGV também analisa artigo sobre os desafios climáticos no setor de energia e apresenta agenda de eventos da semana  

Compartilhe:
thumb radar fgv

O Radar FGV, podcast de atualidades produzido pelo FGV Notícias com comentários de especialistas da Fundação Getulio Vargas, chega ao seu quarto episódio com análises sobre temas relevantes para o cenário político, social e econômico do Brasil.   
  

URL Vídeo remoto
 
15 anos da Lei da Ficha Limpa  

Desde que entrou em vigor, a Lei da Ficha Limpa já impediu que cerca de 7 mil candidatos com condenações em segunda instância concorressem a cargos públicos. No episódio, a professora da FGV Direito Rio, Silvana Batini, comentou o impacto da legislação na política brasileira e os desafios para a sua aplicação contínua.  

“Antes da lei da ficha limpa, os critérios de elegibilidade eram muito frouxos. Então era possível que você tivesse, como candidatos, pessoas com condenações gravíssimas na justiça e que se colocavam, porque não havia nenhum tipo de barreira para esses candidatos. Essas barreiras hoje existem.”, disse Silvana.  
Inadimplência e ansiedade: um retrato preocupante  

Com base em uma pesquisa baseada em inteligência artificial e análise de voz, o episódio revela que 90% dos inadimplentes no Brasil relatam sintomas de ansiedade. Robson Gonçalves, economista da FGV Educação Executiva, analisa a influência da memória e da comunicação com credores nesse quadro de sofrimento psicológico.  

“[...] Então a gente passa da ansiedade de uma coisa boa, de uma renda aparente, de um dinheiro que vai cair na nossa conta, para a angústia de não conseguir pagar. E aí o cortisol é o que vai nos dar esse estado de alerta, de receio de que um cobrador vai bater na nossa porta[...]”, afirma Robson.  
1 em cada 3 médicos deixa a Atenção Primária à Saúde  

Um estudo conduzido pelo FGV IBRE, FGV EAESP e FGVsaúde, em parceria com a Umane, aponta que 33,9% dos médicos deixaram postos na Atenção Primária à Saúde entre 2022 e 2024. A evasão é maior em municípios com menor PIB. A pesquisadora do FGV Saúde, Marcella Abunahman, que além de ser uma das autoras do estudo, também é médica de família e comunidade, analisou essa questão.  

“A APS é a porta de entrada principal do paciente no SUS. É onde estão as unidades básicas de saúde que prestam as ações e os serviços de atenção primária. A UBS tem muito mais do que vacinas a oferecer à população. Tem equipes multidisciplinares e que estão sempre vinculadas a uma população de forma vitalícia [...] Só que para isso acontecer, a UBS e a equipe precisam ser resolutivas para que o paciente reconheça esses espaços enquanto potentes. [...]”, afirma Marcella.   
Artigo da semana: adaptação climática e o setor de energia  

Na coluna conduzida por Iris Machado, repórter gerada por IA, o episódio traz a análise do artigo Adaptação climática em energia: como entregar e quem paga a conta?, de Joisa Dutra (FGV CERI), publicado na Folha de S.Paulo. A publicação debate os riscos climáticos enfrentados pelo setor elétrico, as falhas de planejamento, o peso dos subsídios cruzados nas tarifas e os caminhos para uma transição mais resiliente.  

O episódio ainda apresenta a programação da semana na FGV, com destaque para o IV Fórum de Portos, o webinar sobre RevOps e inteligência artificial, o CEO Fórum no Centro Cultural FGV e o evento sobre inovação e circularidade da água na FGV EAESP.  


Ouça o Radar FGV  

O Radar FGV é publicado semanalmente com curadoria do FGV Notícias e comentários de especialistas das escolas e centros da Fundação Getulio Vargas.  

Ouça no Spotify  
Ouça no YouTube