Representantes do Poder Judiciário e da Embaixada do Brasil na França se reúnem na sede da OCDE em Paris
Direito
13 Abril 2018

Representantes do Poder Judiciário e da Embaixada do Brasil na França se reúnem na sede da OCDE em Paris

Parceiras desde 2010, a FGV, por meio da FGV Projetos, e a OCDE mantêm uma colaboração contínua no intercâmbio de conhecimento em diversas áreas, como economia, agricultura, energia, urbanização, entre outras.

A FGV Projetos promoveu, na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, no dia 29 de março, um encontro que reuniu diretores da unidade, representantes da OCDE, autoridades do Poder Judiciário brasileiro e da Embaixada do Brasil na França. O objetivo da reunião foi ampliar a perspectiva da OCDE sobre o perfil contemporâneo do Poder Judiciário brasileiro e aprofundar a parceria entre a FGV e a organização, ao estender a troca de conhecimentos e experiências entre as instituições para a área do Direito.

Além do diretor da FGV Projetos, Cesar Cunha Campos, do diretor de Mercado da unidade, Sidnei Gonzalez, do secretário-geral da OCDE, Àngel Gurría, e de outros líderes da organização, participaram do evento o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça, João Otávio de Noronha, os ministros do STJ, Luis Felipe Salomão, Marco Aurélio Bellizze, Mauro Campbell Marques, Paulo de Tarso Sanseverino e Ricardo Vilas Bôas Cueva, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e professor da FGV, Ricardo Couto, e os membros da Embaixada do Brasil na França, Carlos Márcio Cozendey, Daniela Arruda Benjamin e Joaquim Morais

Durante o encontro, os magistrados apresentaram o perfil contemporâneo do Judiciário brasileiro, buscando fomentar o diálogo entre as práticas jurídicas do país e aquelas adotadas internacionalmente. O secretário-geral da OCDE destacou as perspectivas positivas de ingresso do Brasil na organização e apresentou alguns dos principais projetos que estão sendo desenvolvidos pela instituição no Brasil.

Parceria FGV-OCDE 

Parceiras desde 2010, a FGV, por meio da FGV Projetos, e a OCDE mantêm uma colaboração contínua no intercâmbio de conhecimento em diversas áreas, como economia, agricultura, energia, urbanização, entre outras. Essa parceria abrange uma série de iniciativas, que envolve produção de estudos, publicações, participação em seminários e eventos internacionais, com destaque para o Fórum da OCDE, que reúne, anualmente, líderes de governo, empresários, organizações sindicais, sociedade civil, academia e mídia para discutir os principais desafios socioeconômicos globais.

 A FGV também é responsável por traduzir, atualizar e promover para o público lusófono internacional o “Índice para uma Vida Melhor”, que mostra o desempenho dos países-membros da OCDE em educação, saúde, moradia, renda e outros quesitos centrais para o bem-estar.