Revista DIREITO GV debate desigualdades no século XXI
A revista acadêmica da DIREITO GV chega ao número 14 debatendo o papel do direito no combate às formas de desigualdade que atingem o Brasil no século XXI. Oito artigos foram selecionados para analisar questões como moradia informal, a jurisprudência brasileira nos casos de ódio em redes sociais, a situação das populações carcerárias indígenas e também a carência em presídios em outros estados.
José Rodrigo Rodriguez, editor da revista, afirma na carta do editor que ?a reflexão sobre as deigualdades contemporâneas, sobre as respostas institucionais dadas a elas, sobre justiça e emancipação, são fundamentais para um estado democrático de direito. Afinal, a legitimidade da democracia é testada todos os dias pelos conflitos sociais. Não há arranjo institucional que resolva todos os problemas e não há elenco de valores que dê conta de todas as visões da justiça e da emancipação em disputa pelos agentes sociais.?
Uma curiosidade deste número é que, a pedido de Ezequias Vergilio Kadwéu, co-autor, o artigo ?População Carcerária Indígena e o Direito à Diferença: o Caso do Município de Dourados (MS)?, teve um resumo escrito em seu idioma local. Ezequias é bacharel em direito, indígena, e morador da Aldeia Jaguapiru, no Mato Grosso do Sul.
Notícias relacionadas
- Institucional04/09/2024
- Institucional02/09/2024
- Institucional30/08/2024