Riscos e impactos orçamentários no contexto fiscal é assunto de encontro online

O webinar é voltado para economistas, estudantes, profissionais do mercado e pessoas interessadas no assunto.
23 Setembro 2021
Riscos e impactos orçamentários no contexto fiscal é assunto de encontro online

Embora o País tenha alcançado grandes conquistas na construção de ferramentas para maior controle das questões fiscais, desde meados da década passada vem ocorrendo retrocessos com o que ficou conhecido na literatura de finanças públicas como “captura do orçamento”. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e o jornal Folha de S. Paulo, realizam o webinar “As emendas parlamentares e a captura do Orçamento”, para debater os riscos e impactos disso para o orçamento. O evento será realizado dia 28 de setembro, 10h, no canal da FGV no Youtube.

São práticas que vão desde privilégios de algumas corporações, até algumas renúncias tributárias de escassa fundamentação técnica, com a apropriação crescente de “pedaços” do Orçamento por mecanismos pouco transparentes ou pouco defensáveis. Essas emendas já representam 51% de todos os investimentos federais.

Os debatedores serão Fábio Giambiagi, pesquisador-associado do FGV IBRE; Paulo Hartung, presidente do Instituto Brasileiro de Arvores (Ibá) e ex-governador do Espírito Santo e Marcos Mendes, pesquisador-associado do Insper.

Os interessados podem se inscrever pelo link.