Rodrigo Maia participa de série de webinars para debater ações contra fake news nas redes sociais

Políticas Públicas
04 Setembro 2020

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV DAPP), em parceria com a Embaixada da Alemanha, realiza nos dias 8, 9 e 10 de setembro a semana de webinars “Agindo contra Fake News em Redes Sociais – Meios Legislativos, Judiciais e Acadêmicos para combater a desinformação”. O convidado para a palestra de abertura do encontro, no dia 8, é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O tema a ser debatido será “Fake News e Parlamentos: como aumentar accountability na internet?” e terá mediação de Flávia Lima, Ombusdman da Folha de S. Paulo.

O evento dá início a um projeto de dois anos em parceria entre a FGV DAPP e o Governo da República Federal da Alemanha, que vai desenvolver estratégias para enfrentar o desafio global de promoção da democracia digital e combate à desinformação. O projeto será coordenado pelo diretor da FGV DAPP, Marco Aurelio Ruediger, que fará as palavras de abertura junto ao embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms.

Cada encontro terá um tema específico, relacionado ao combate às fake news sob as perspectivas do legislativo, do judiciário e da academia. No dia 9, quem abrirá o evento será a professora do Instituto WZB Berlin Jeanette Hoffman, com o tema Fake News e a Esfera Pública Digital – Qual o impacto da desinformação no processo de tomada de decisões democráticas? No último dia do encontro a temática será “Fake News e Justiça – Decisões judiciais podem criar condições igualitárias de disputa?“.Entre os confirmados estão o deputado federal Felipe Rigoni, co-autor do PL das Fake News; Pedro Abramovay, diretor para a América Latina da Open Society Foundations; a jornalista da Folha de S. Paulo e vencedora do prêmio Maria Moors Cabot de jornalismo, Patricia Campos Mello. Participam também do debate a professora Rosana Pinheiro-Machado, da Universidade de Bath, na Inglaterra e o professor Wilson Gomes, da Universidade Federal da Bahia.

Todas as palestras serão transmitidas com opção de tradução simultânea em português, inglês e alemão. Para mais informações acesse o site.