Seminário aborda desafios da análise moderna de dados visuais

A FGV EMAp vai descrever as estratégias recentes de tratamento de dados propostas para aliviar e superar esse desafio
Matemática Aplicada
27 Agosto 2019
Seminário aborda desafios da análise moderna de dados visuais

A Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) realiza, no dia 30 de agosto, a partir das 11h, o seminário “Data Structures for Visual Analytics of Large Spatio-temporal Datasets”. O evento será realizado no auditório 537 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ) e vai abordar um dos problemas fundamentais na análise moderna de dados visuais, que diz respeito à construção de ambientes de exploração de dados que suportem a análise interativa de grandes conjuntos de dados.

Esse problema tem duas facetas opostas. De um lado, a complexidade e o tamanho cada vez maiores dos conjuntos de dados trazem a necessidade de fornecer capacidades complexas de navegação e resumos visuais. Por outro lado, a percepção e a cognição humana representam um desafio em relação a quanto tempo o processamento de dados e o loop de renderização podem levar.

Nesta palestra, a FGV EMAp vai descrever as estratégias recentes de tratamento de dados propostas para aliviar e superar esse desafio. O foco será em novas técnicas de indexação que suportem modelagem em tempo real, quantificação de incertezas e detecção de eventos em grandes conjuntos de dados espaço-temporais.

Para mais informações, acesse o site.