Seminário discute sobre Governança Corporativa no Ensino Superior

O professor Joaquim Rubens explicou que as discussões sobre governança permeiam o cotidiano da sociedade, visto que não só empresas, mas associações das mais diversas vertentes precisam ser geridas por princípios de governança.
15 Outubro 2018
Seminário discute sobre Governança Corporativa no Ensino Superior

O coordenador do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), professor Joaquim Rubens, participou, no dia 20 de setembro, do evento “Reflexos do Ensino sobre Governança Corporativa no Desempenho das Organizações”. O encontro foi promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) e teve o objetivo de discutir a situação do ensino e a aplicação dos conceitos de governança corporativa nos cursos de administração.

O professor deu um panorama histórico sobre a evolução do mundo corporativo a partir da Revolução Industrial e as necessidades que foram surgindo nas organizações a partir dela. Ele explicou que as discussões sobre governança permeiam o cotidiano da sociedade, visto que não só empresas, mas associações das mais diversas vertentes precisam ser geridas por princípios de governança.

“Governança é, tecnicamente, a separação entre a propriedade e a gestão. A forma como os donos tomam conta de sua organização e eles garantem que as suas decisões vão ser executadas pelos executivos”, destacou.

O evento, organizado pela comissão de governança corporativa do CRA-RJ e mediado por seu coordenador, Luiz Felix de Freitas, teve como objetivo discutir a situação do ensino e a aplicação dos conceitos de governança corporativa nos cursos de administração, e contou também com a presença do coordenador do capítulo do IBGC no Rio de Janeiro João Laudo Camargo, e o conselheiro fiscal de empresas Renato Chaves.

A íntegra do evento está disponível no site.