Seminário discute importância da gestão escolar voltada para aprendizagem

Evento foi realizado em parceria entre a FGV e o Itaú Social
Administração
06 Dezembro 2019
Seminário discute importância da gestão escolar voltada para aprendizagem

O Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE) e o Itaú Social promoveram, em novembro, o seminário Gestão Escolar para a Aprendizagem de Todos e Todas. O evento debateu a importância de uma gestão voltada para a aprendizagem equitativa, contando com a presença de gestores e especialistas.

A abertura foi realizada pela superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, e pelo diretor da FGV DGPE, José Henrique Paim. Em seguida, na mesa com os palestrantes Jaana Nogueira (FGV DGPE), Mauricio Ernica (Unicamp) e Tiana Tapety (Secretaria Municipal de Educação de Oeiras – PI), mediada por Sofia Lerche (FGV DGPE), foram discutidos os desafios e oportunidades da gestão com foco na aprendizagem.

A parceria entre FGV DGPE e Itaú Social também originou dois cursos gratuitos e certificados. O curso Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar é composto por seis módulos, com duração total de dez horas. O objetivo da formação é capacitar os participantes a identificar os elementos constitutivos do projeto político-pedagógico e a relevância da sua elaboração coletiva; descrever uma proposta de modelo estratégico de gestão de pessoas, as suas características, potencialidades e limitações de aplicação na escola; e gerir o espaço escolar para o processo de ensino-aprendizagem.

Já o curso de Liderança e Gestão Participativa na Escola proporciona ao participante elementos para analisar o papel do gestor escolar; reconhecer características de equipes de alto desempenho; aplicar técnicas para comunicação e gestão de conflitos; e identificar componentes do processo decisório. A formação tem duração total de oito horas, divididas em quatro módulos.

Para mais informações sobre os cursos, acesse o site.