Seminário discute perspectivas e desafios das mulheres na Matemática

O Dia Internacional das Mulheres na Matemática é celebrado no dia 12 de maio, data em que nasceu a iraniana Maryam Mirzakhani, única vencedora mulher da Medalha Fields.
Matemática Aplicada
07 Maio 2019
Seminário discute perspectivas e desafios das mulheres na Matemática

A Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) realiza, no dia 7 de maio, das 14h às 18h30, um evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Matemática. O encontro, que será realizado no auditório 306 da Sede FGV (Praia de Botafogo, 190. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ), visa discutir a baixa representatividade feminina e os obstáculos que as mulheres enfrentam em todos estágios da carreira de Matemática. O evento está destinado à comunidade matemática em geral, independentemente do gênero.

O Seminário Acadêmico, coordenado pelas professoras Maria Soledad Aronna (FGV-Rio) e Alessia Mandini (PUC-Rio), será dividido em três painéis temáticos. No primeiro deles, a professora Christina Brech (USP) vai falar sobre “Mulheres na Matemática - Desafios e Conquistas no Brasil". Já a segunda palestra discute a participação das "Mulheres nas exatas: o que a Neurociência tem a nos dizer?", por Fátima C. Smith Erthal (UFRJ) e Karin da Costa Calaza (UFF). Por fim será realizada a Mesa redonda “A carreira da mulher na Matemática: obstáculos e possíveis soluções”.

O Dia Internacional das Mulheres na Matemática é celebrado no dia 12 de maio, data que foi instituída no ano passado, durante o Encontro Mundial de Mulheres em Matemática (WM)², para celebrar o nascimento da iraniana Maryam Mirzakhani, única vencedora mulher da Medalha Fields. Há iniciativas de comemoração em todo mundo.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.