Seminário na Malásia discute inovação e participação democrática

O pesquisador da DAPP Lucas Calil debateu ideias inovadoras para a participação democrática, incluindo ferramentas digitais para observação eleitoral e prestação de contas
Políticas Públicas
28 Junho 2019
Seminário na Malásia discute inovação e participação democrática

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) participou, no dia 25 de junho, do Seminário Innovative Citizen Participation in Restrictive Environments, em Kuala Lumpur na Malásia. O evento é organizado pelo Supporting Democracy, um projeto de apoio à democracia financiado pela União Europeia, com o objetivo de promover exemplos de respostas inovadoras a ambientes políticos restritivos.

O pesquisador da DAPP Lucas Calil debateu ideias inovadoras para a participação democrática, incluindo ferramentas digitais para observação eleitoral e prestação de contas. Nesse contexto, Calil apresentou resultados e aprendizados da experiência adquirida com a Sala de Democracia Digital, que analisou as últimas eleições presidenciais no Brasil, no ano passado.

Além disso, foram discutidos métodos de monitoramento de redes sociais, que foi o principal escopo das análises feitas pela Sala de Democracia. A vivência diária de análises das redes trouxe um entendimento da disseminação de conteúdos e da influência que as mídias digitais vêm exercendo sobre as eleições no mundo todo.