Seminário online foca em políticas públicas para o enfrentamento da osteoporose no Brasil

Estima-se que apenas um de cada três pacientes com fraturas de quadril sejam diagnosticados como tendo osteoporose.
19 Novembro 2021

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) realizará um seminário virtual, dia 23 de novembro, às 19h, no canal da FGV no Youtube, com o tema “Políticas públicas para o enfrentamento da osteoporose no Brasil”. O evento visa discutir caminhos para que a osteoporose seja objeto de políticas públicas que contemplem, de maneira abrangente e inclusiva toda a população, com destaque para as pessoas idosas.

A osteoporose e as fraturas associadas são importantes causas de mortalidade e morbidade, particularmente em pessoas com mais de 45 anos no Brasil. Ela pode ser assintomática até que ocorra uma fratura; mesmo assim, estima-se que apenas um de cada três pacientes com fraturas de quadril sejam diagnosticados como tendo osteoporose, e, desses, apenas um em cada cinco recebam qualquer tipo de tratamento, sendo que muitas pessoas com a doença não possuem acesso a diagnóstico e tratamento adequados.

Participam do seminário: Pérola Grinberg Plapler, médica fisiatra e diretora da Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP;

Luiz Antônio Teixeira Jr, deputado federal, médico ortopedista, presidente da Comissão de Seguridade Social e Família; Patricia S. Chueiri, médica de família e comunidade e professora da Faculdade de Ciências da Saúde Albert Einstein; e Bruna Rocha Silveira, gerente Geral CDD − Crônicos do Dia a Dia.  A moderação fica por conta do professor do FGVsaúde, Adriano Massuda.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo link.