Seminário reúne autoridades para debater os fluxos de comércio no Mercosul
Economia
03 Abril 2018

Seminário reúne autoridades para debater os fluxos de comércio no Mercosul

Além do presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, a abertura do seminário ficará a cargo do ministro da Fazenda da Argentina, Nicolás Dujovne. Já o ministro da Fazenda do Brasil, Henrique Meirelles, vai proferir a palestra de encerramento.

O Centro de Economia Mundial (FGV CEM) promove, no dia 9 de abril, de 8h às 13h, o seminário “Mercosul e os fluxos de comércio”. O evento será realizado no Centro Cultural FGV e vai reunir autoridades brasileiras e argentinas, bem como especialistas em comércio internacional. Além do presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, a abertura do seminário ficará a cargo do ministro da Fazenda da Argentina, Nicolás Dujovne. Já o ministro da Fazenda do Brasil, Henrique Meirelles, vai proferir a palestra de encerramento.

A primeira mesa do evento será voltada para a discussão sobre o papel do Brasil no Mercosul e o caminho em direção ao regionalismo aberto. O tema será debatido em dois painéis, ambos moderados pelo diretor do FGV CEM, Carlos Geraldo Langoni, que vão reunir o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcello Estevão, e o vice-ministro da Fazenda da Argentina, Sebastián Galiani, no primeiro, e o secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda, Mansueto Facundo de Almeida Junior, e o secretário de Planejamento Estratégico - SAE - Presidência da República, Carlos Roberto Pio da Costa Filho, no segundo.

Já a segunda mesa vai reunir os economistas Sónia Araújo (OCDE) e Lucas Ferraz (Escola de Economia de São Paulo – FGV EESP) para debater o tema “Quantificando os efeitos da liberalização do comércio no Mercosul”. Antes da palestra de encerramento com o ministro Meirelles, o economista Philip Levy (The Chicago Council on Global Affairs) falará sobre as “Tendências globais da política comercial: cenário atual e perspectivas futuras”.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.