Série Temas Contemporâneos da FGV/EPGE abre debates de 2014

21 Março 2014

No mês de fevereiro, a FGV/EPGE - Escola Brasileira de Economia e Finanças deu continuidade à série ?Temas Contemporâneos? e iniciou os debates do ano com o assunto ?Descriminalização do consumo, comércio e produção de drogas ilícitas? ? sob coordenação  do professor Luis Henrique Braido e intermediação de Afonso Arinos Neto.Braido iniciou a palestra com a apresentação de alguns pontos sobre a questão, comentando as visões liberal, conservadora e médica. Falou sobre a teoria da escolha, que ?enaltece a liberdade de cada indivíduo efetuar suas escolhas e se responsabilizar pelos riscos inerentes a elas?. Problemas de externalidade associados ao consumo de drogas, tais como a degradação do espaço público, a negligência parental e os crimes violentos, também foram abordados, bem como os custos sociais decorrentes da proibição ? tais como os conflitos armados pela renda do tráfico.  Já no dia 25, o tema foi ?Aspectos econômicos da doação/transferência de órgãos?.  Os alunos elaboraram um roteiro com algumas perguntas que nortearam o debate e uma das mais debatidas foi a criação de um mercado de comercialização de órgãos. Na opinião dos alunos, esse mercado deveria ser muito bem regulamentado, pois tenderia a privilegiar pessoas com renda mais elevada.  Por outro lado, poderia haver um aumento da oferta de órgãos.  Um ponto negativo seria o incentivo maior ao mercado negro de comercialização de órgãos.Os próximos encontros acontecem em abril e já têm agenda definida: no dia 8, o assunto é Carreira em Foco, com o setor de estágio e colocação profissional e o DA de Economia. No dia 15, o convidado é o deputado Carlos Minc. A série ?Temas Contemporâneos? tem como objetivo discutir questões da atualidade sob a ótica de diferentes áreas do conhecimento. As palestras ocorrem sempre às 14h, no auditório do 12º andar da sede da FGV, no Rio de Janeiro.