Tarifa de energia cai, mas variação do IGP-M é a mesma de janeiro

A primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de fevereiro mostra que a inflação subiu 0,41%, mesma variação registrada em igual prévia de janeiro.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou variação de 0,37%, no primeiro decêndio do mês. No mesmo período de janeiro, a taxa foi de 0,46%. A taxa de variação do índice referente a Bens Finais avançou de 0,93% para 1,05%, principalmente devido à contribuição do subgrupo combustíveis, cuja taxa passou de -0,07% para 4,83%.
O índice referente a Matérias-Primas Brutas registrou variação de -1,31%, influenciado pelo itens soja (em grão), aves e mandioca. Com taxas em sentido ascendente, destacam-se: minério de ferro, café (em grão) e bovinos. No mês anterior, a taxa foi de -0,18%.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou, no primeiro decêndio de fevereiro, taxa de variação de 0,20%. No mesmo período do mês anterior, a taxa foi de 0,40%. Duas das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação: Habitação e Saúde e Cuidados Pessoais, valendo citar a queda na tarifa de eletricidade residencial.
Já em sentido contrário à tendência do índice, apresentaram acréscimo em suas taxas de variação os grupos Educação, Leitura e Recreação, Transportes, Alimentação e Despesas Diversas. Nestas classes de despesa, as maiores contribuições partiram dos itens: cursos formais, automóvel novo, restaurantes e cigarros, nesta ordem.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou, no primeiro decêndio de fevereiro, taxa de 1,15%. No primeiro decêndio de janeiro, a taxa foi de 0,08%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,90%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,17%. O índice que representa o custo da Mão de Obra variou 1,39%, no primeiro decêndio de fevereiro. Na apuração referente ao mesmo período de janeiro, o índice não variou.
O primeiro decêndio do IGP-M de fevereiro compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 31 do mês de janeiro.
Leia também