Tensões globais entre União Europeia e Mercosul pautam webinar

Há fatores impeditivos para que o acordo de livre comércio entre UE e Mercosul aconteça, sendo a questão central as políticas do meio-ambiente, principalmente no Brasil.
Relações Internacionais
27 Maio 2022
Tensões globais entre União Europeia e Mercosul pautam webinar

As recentes tensões globais afetaram a Europa e o seu posicionamento em relação aos acordos internacionais. Nesse contexto, o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais (FGV CEISA) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) promove um debate sobre “A crise geopolítica e o acordo entre União Europeia e Mercosul − Qual o papel e as oportunidades?”. O evento será realizado no dia 30 de maio, às 14h, no canal da FGV no Youtube.

O Mercosul possui papel importante na retomada da economia, e o acordo entre europeus e sul-americanos volta a ser pauta das discussões mundiais, principalmente em decorrência da Guerra Rússia-Ucrânia. Há fatores impeditivos para que o acordo de livre comércio entre UE e Mercosul aconteça, sendo a questão central as políticas do meio-ambiente, principalmente no Brasil. Nesse contexto, qual é o papel da UE e do Brasil, e quais são as oportunidades? O objetivo desse webinar é esclarecer essas e outras questões pertinentes ao tema.

As palestras serão realizadas pelo embaixador Hadil da Rocha Vianna, Consul Geral do Brasil em Milão; Graziano Messana, presidente da Câmara de Comércio Italiana em São Paulo; Alfredo Pretto, presidente da Associação Itália Brasil; Danilo Oscar Lancini, deputado Europeu; Federico Rampini, autor e jornalista especialista em Política Internacional; e Gesner Oliveira, coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções ambientais da FGV EAESP. A moderação será de Laura Valente de Macedo, pesquisadora pós-doc na FGV EAESP e Alessandro Galimberti, jornalista IlSole24Ore.                               

Para se inscrever no evento, acesse o link.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.