Trabalho sobre ciência de dados e organização do conhecimento é apresentado na Itália

Em sua apresentação, o professor Renato Rocha Souza vai destacar que a ciência de dados tem sido descrita como um campo interdisciplinar de métodos, processos, algoritmos e sistemas científicos para extrair conhecimentos ou insights de dados de diversas formas, estruturados ou não.
Matemática Aplicada
23 Maio 2019
Trabalho sobre ciência de dados e organização do conhecimento é apresentado na Itália

O professor da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), Renato Rocha Souza, ministra a palestra “Ciência de dados, aprendizado de máquina, organização do conhecimento e Humanidades digitais: algumas reflexões sobre os campos do conhecimento”, no European University Institute, em Florença (Itália). A apresentação integra um seminário internacional que vai reunir acadêmicos e especialistas em ciência de dados de 29 a 31 de maio.

Em sua apresentação, o professor da FGV EMAp vai destacar que a ciência de dados tem sido descrita como um campo interdisciplinar de métodos, processos, algoritmos e sistemas científicos para extrair conhecimentos ou insights de dados de diversas formas, estruturados ou não. De acordo com Renato, assim como a ciência da informação revolucionou a organização do conhecimento na década de 1960, este campo surgiu para fornecer ferramentas teóricas, metodológicas e práticas para estudar e lidar com as necessidades de informação; e ambos são muito dependentes de construções tecnológicas.

O objetivo desta palestra é discutir os pontos de convergência dos dois campos e os desafios e oportunidades que a ciência orientada a dados pode trazer para as tarefas informativas dentro das Humanidades digitais.