Vestibular: Graduação em Ciência de Dados é novidade para este ano

Programa visa equipar os alunos com habilidades e competências necessárias para trabalhar em tecnologia, varejo, bancos de investimento, organizações não-governamentais, consultoria, empresas multinacionais, mídia e comunicação, além de carreiras em pesquisa
Institucional
01 Julho 2019
Vestibular: Graduação em Ciência de Dados é novidade para este ano

Com a proposta de transformar o horizonte profissional de jovens estudantes que desejam traçar uma carreira inovadora, moderna e de grande impacto no mundo atual, a Fundação Getulio Vargas (FGV) acaba de lançar o curso de graduação em Ciência de Dados, no Rio de Janeiro. O programa é uma das novidades do Vestibular FGV, que deu início nesta segunda, 1º de julho, ao processo seletivo para 2020.

Oferecido pela Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), o programa visa equipar os alunos com as habilidades e competências necessárias para trabalhar em tecnologia, varejo, bancos de investimento, organizações não-governamentais, consultoria, empresas multinacionais, mídia e comunicação, além de carreiras em pesquisa.

"A nova graduação em Ciência de Dados oferecerá a seus alunos uma trajetória inovadora para sua formação em cientista de dados. Sendo o primeiro curso no Brasil nessa área, o objetivo é garantir a excelência da nossa graduação. Nossos alunos serão treinados para serem mais que simplesmente usuários de pacotes prontos, eles aprenderão todos os fundamentos matemáticos, estatísticos e computacionais necessários para exercer essa profissão moderna”, destaca o professor Yuri Saporito, coordenador do curso.

Ao longo do curso, os alunos terão contato com questões que envolvem o Aprendizado de Máquinas, Modelagem Estatística, Processamento de Linguagem Natural, Visualização, assim como aplicações a Epidemiologia, Economia e Finanças etc. O programa também abre espaço para tópicos de pesquisa multidisciplinar em áreas como Ciências Sociais e Políticas e Direito, entre outras.

Outro diferencial da graduação em Ciência de Dados é que o programa aborda um vasto repertório de conceitos, métodos e técnicas em Matemática, Estatística e Computação que capacitam os futuros profissionais para prestar assessoria e fazer análises qualificadas de conjuntos de dados, além de produzir, gerenciar e analisar grandes bases de dados. Para atingir a esses propósitos, o curso coloca os alunos em posição de protagonismo do seu próprio processo de aprendizagem, permitindo a implementação de modelos e técnicas discutidas em casos reais, apresentando e debatendo seus resultados, e, consequentemente, fortalecendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho atual.

As inscrições no vestibular em Ciência de Dados podem ser feitas até o dia 8 de outubro, às 18h, por meio do site do Vestibular FGV, com condições especiais para quem se inscrever até o dia 9 de agosto (18h).  Os interessados poderão ingressar na nova graduação por meio do Vestibular (32 vagas) e do Enem (8 vagas).

Para mais informações sobre o processo seletivo para o curso de Ciência de Dados e para os demais cursos de graduação da FGV, acesse o site do Vestibular.