Visualização de dados do patrimônio cultural brasileiro é assunto de debate virtual

Ciências Sociais
02 Junho 2021

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) promove, dia 7 de junho, às 10h, no Youtube da FGV, o webinar Visualização de dados do Patrimônio Cultural Brasileiro, no qual a pesquisadora Camilla Gomes apresentará parte de sua pesquisa de doutorado, que trata da construção da memória e identidade nacionais a partir dos tombamentos realizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ao longo de 80 anos.

Camilla Gomes é bolsista CAPES PrInt no âmbito do projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais” e faz doutorado sanduíche no Departamento de Computação da Universidade de Brighton, no Reino Unido.

Em sua pesquisa, utiliza a base de dados do IPHAN, alia metodologias qualitativa e quantitativa e faz uso do Google Data Studio para construir visualizações de dados (InfoVis) úteis para sua investigação. A pesquisa é realizada sob orientação das professoras Vivian Fonseca (FGV CPDOC) e Karina Rodriguez (Universidade de Brighton).

Para se inscrever acesse o link.