Webinar debate desafios e perspectivas do Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro na era digital

Ciências Sociais
04 Maio 2021

Quais os desafios e os rumos das enciclopédias na era da transmissão instantânea de informações? Para debater essa questão, os desafios e as novas agendas de pesquisa possíveis a partir da automação e gestão de grandes bases textuais como a do repositório do Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro (DHBB), o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV CPDOC) e a Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) realizam, no dia 11 de maio, o webinar: “DHBB 1.0.0: a enciclopédia política na era digital”. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube, a partir das 14h.

Enciclopédias tradicionalmente demandam processos contínuos de revisão e atualização de conteúdo, criando uma questão editorial para seus gestores e um problema empírico para os pesquisadores. No caso de produções na área das ciências humanas, há ainda o agravante de toda a disputa de narrativas, que se intensifica com a divulgação de notícias em tempo real.

Publicado pela primeira vez em 1984, o Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro (DHBB) se transformou em uma enciclopédia de referência sobre a trajetória da elite política brasileira e tem se adaptado aos imperativos da sociedade informacional e às mais novas demandas das humanidades digitais.

Participam deste debate os professores Jaqueline Zulini (FGV CPDOC), Alexandre Rademaker, (FGV EMAp e IBM) e Adriano Codato (UFPR e Observatório das Elites).

Para mais informações e inscrições acesse o site.